0

Livros x Televisão




Gente,

quem tem crianças pequenas por perto torna-se, mais cedo ou mais tarde, conhecedor de um novo e fantástico universo.
Um universo do qual já fizemos parte, mas que, pela passagem do tempo, muitas vezes deixamos esquecido no cantinho do cérebro.
Pois é, eu me refiro ao universo infantil, este lugar mágico onde tudo tem cor, vida, alegria e todos os sonhos são possíveis. Que delícia voltar a fazer parte disso, não?

Bom, neste universo é questão de tempo até nos depararmos com algumas coisas. Galinha Pintadinha, Teleco e Teco, Patati Patatá, e, claro, os personagens do Discovery Kids e Cartoon Network. É inegável: as crianças gostam de ver desenhos. E podem- e devem!-, assisti-los - claro que sempre com algum adulto por perto checando o conteúdo. E aí nos vemos diante de um dilema: como incentivar nossas crianças a lerem mais quando parecem só se interessar pelos desenhos animados? A resposta para esta pergunta é mais fácil do que você imagina.

É natural que todos os pais, avós, tios, padrinhos, sonhem em ver seus pequenos lendo grandes autores - sabia que Carlos Drummond de Andrade tem livro infantil? - mas, para estimulá-los, uma maneira eficaz é começar apresentando-lhes livros cujos personagens já lhes sejam familiares. Angelina Ballerina é advinda do livro homônimo, e tem uma coleção de livrinhos contando as aventuras da ratinha que dança. Do mesmo modo, os Backyardigans, Dora, a aventureira, Sid, o cientista, e Peixonauta, só para citar alguns exemplos, estão também nas páginas de livros. Não adianta fingir que nossas crianças não assistirão à televisão, então vamos usá-la de forma inteligente, trabalhando a nosso favor.

Fica a dica! Beijos para todos.

0 comentários:

Postar um comentário