2

Com os dois pés na cozinha

Com os dois pés na cozinha



Laura era louca pela avó! Até aí, nada demais. Quantas netas não são loucas por suas avós? Mas, para Laurinha, sua avó não era apenas uma avó. Era Laurinda, sua avó e melhor cozinheira do mundo.

Desde muito cedo Laura começou a reparar no quanto sua avó cozinhava bem. Fazia bolos, biscoitos, pavês. Tudo perfeito: paladar, aroma, visual. E não se limitava aos doces: nos almoços de domingo, sempre uma surpresa! Pratos de massas, carnes, peixes... a imaginação da avó de Laura parecia não ter limites na hora de criar um prato.

Conforme foi crescendo, Laura começou a querer aprender a cozinhar com sua avó. Observava tudo o que ela fazia. Às vezes, tomava notas. D. Laurinda tinha prazer em ter a neta por perto e fazia questão de incluí-la, fosse pedindo que Laura quebrasse os ovos na tigela, fosse sugerindo que ela raspasse a massa do bolo – este era o trabalho preferido da menina: enfiar o dedo na tigela com o resto da massa de bolo crua e devorá-lo. A avó ria. Dizia: 'só faça isso se estiver com muita vontade. Tudo o que a gente faz porque está com muita vontade é bem feito.' Laurinha perguntava: 'e se eu não estiver com muita vontade, vovó?' A Avó respondia ' aí dá dor de barriga!' E as duas riam juntas.

Claro que Laura fazia tudo o que a avó sugeria com muita vontade – nunca teve uma dorzinha de barriga sequer! - mesmo que fosse ajudá-la a lavar os pratos. Para a menina, o mais gostoso era o tempo que passava com sua avó, vendo-a cozinhar.

D.Laurinda tinha um livro enorme de receitas, pelo qual Laura era fascinada. Sempre que ia até a casa da avó, pedia para pegar o livro. A avó dizia: 'escolha uma receita para fazermos juntas'. Laura escolhia, e lá iam as duas para a cozinha. Um dia a avó achou que Laura já estava grande o bastante, e sugeriu que a menina fizesse uma receita sozinha.

Laura sabia exatamente o que queria: bolinhos de baunilha com chocolate! Fez uma fornada, com sua avó orientando-a. Era a primeira vez em que cozinhava sozinha. Mas, para sua decepção, os bolinhos não ficaram tão gostosos quanto os da avó.

A menina não desistiu: continuou tentando e tentando. Todas as vezes que ia para a casa da avó, queria fazer bolinhos. A avó sugeria outras receitas, e Laura era categórica: 'não, vovó. Só mudo de receita quando meus bolinhos ficarem tão bons quanto os seus.' A avó dizia que os de Laura eram mais gostosos que os dela, mas a menina retrucava:'os seus são melhores, vovó. Um dia ainda acerto.'

Laura achava que sua avó tinha algum ingrediente secreto que ela não sabia. Lia e relia o livro de receitas várias vezes. Prestava atenção a tudo o que a avó fazia, mas não conseguia descobrir nada.

Um dia, a mãe de Laura trouxe a notícia: seu pai tinha sido transferido para outra cidade e teriam que se mudar. Laura, na mesma hora, perguntou: 'a vovó também vai?' A mãe respondeu que, infelizmente, a vovó não iria se mudar com eles, mas que ela iria visitá-los sempre. Laura ficou um pouco chateada, mas entendeu a situação.

Ao contrário do que esperava, Laura não odiou a nova cidade. Aliás, ela adorou a nova cidade! Em uma semana estava completamente acostumada à nova escola, tinha feito um bocado de amigos e ia brincar na pracinha com todas as crianças do quarteirão. Estava bem feliz. Só sentia falta de uma coisa: cozinhar com sua avó.

Um dia, a saudade apertou muito muito muito, e Laura resolveu ir para a cozinha. Separou os ingredientes e declarou: 'vou fazer bolinhos de baunilha com chocolate'. Fez, do mesmo modo que tantas outras vezes, exatamente como sua avó a ensinara. Pensou na avó o tempo todo – era quase como se pudesse senti-la ao seu lado. Depois que os bolinhos esfriaram, Laura deu uma grande mordida em um. Não podia acreditar! Estava perfeito. Pegou um segundo, um terceiro... todos estavam deliciosos, iguaizinhos aos de sua avó. Não resistiu. Ligou para a avó, dizendo:' Vovó, descobri seu ingrediente secreto!' A avó, do outro lado da linha, emocionou-se com a felicidade da neta. 'Qual é, Laurinha?' - ela respondeu. 'O ingrediente secreto, o que me faltava, era a saudade. É isto, não é?' - perguntou, curiosa, a menina. A avó riu e respondeu. ' Não, Laurinha. Você não fez os bolinhos por saudades. Você os fez por amor. Este sim, é o ingrediente secreto. O amor é o ingrediente que não pode faltar em nenhuma receita, na cozinha ou fora dela.'

Deste dia em diante, Laura virou uma cozinheira de mão cheia. Tudo o que fazia, fazia com amor. Na cozinha e fora dela, como sua avó ensinara...

2 comentários:

Carla Mãe da Maria Clara disse...

Que linda historinha... adorei :-)
A Maria Clara presta atenção em livros que tem ilustração, sabe? Pensei em imprimir esta historinha sua e procurar mais imagens como por exemplo: Laurinha pegava o caderninho dela e anotava (aí um desenho de um caderno)...
Eu adoro o seu blog.
Beijinhos!

Dadá disse...

Carla,

eu queria muito colocar mais ilustrações aqui no blog, mas nem sempre acho as que tem a ver com a historinha do dia. E, quando me encanto por uma, fico com aquela - e daí não gosto de misturar muito, tipo uma menininha morena que em seguida vira uma loira, depois ruiva... Eu prometo tenar incluir cada vez mais imagens. Sei o quanto as crianças - e nós também, né? - adoram as ilustrações.

Um grande beijo para você e um maior ainda para a Maria Clara!

Postar um comentário