4

O menino que não queria tomar banho

O menino que não queria tomar banho



'Não vou tomar banho'. Sem reclamar, sem fazer birra, sem nenhuma firula, Dudu anunciou. A mãe, claro, insistiu, argumentou, explicou o porquê do banho. Nada. O menino estava decidido. Não queria tomar banho. Sua mãe imaginou que ele estivesse fazendo isso para chamar sua atenção, já que seu pai viajara naquele dia a trabalho. Olhou bem para Dudu e viu que ele, na verdade, não estava sujo. Resolveu não discutir. Disse apenas: 'está bem, então lave o rosto, escove os dentes e vá dormir'. Dudu obedeceu, sem problemas.

No dia seguinte, a mãe disse: 'já pro banho, Dudu! Não pode se atrasar para a escola.' Ela nem se lembrava mais do que acontecera na noite anterior até o filho repetir seu intento. 'Não vou tomar banho'. A mãe, desta vez, não queria saber. Achava que ele tinha que tomar banho e pronto.

  • Tá maluco, Dudu? Onde já se viu não tomar banho?

  • Não vou tomar banho. Pronto, falei!

  • Ah, mas vai. Vai, sim, agora mesmo!

  • Não vou. Já lavei o rosto e já escovei os dentes. Estou pronto prá escola.

  • Lavou o rosto, escovou os dentes? E isto lá é limpeza correta, Dudu? Tá virando Cascão? Já pro banho!

  • Não vou tomar banho, já disse – o menino estava firme em sua posição.

  • Escovou os dentes, lavou o rosto, e só? Está sem bafo, mas com chulé, Dudu!

  • Chulé, não, mamãe! Eu sou príncipe! Chulé é da ralé.

A resposta foi tão espontânea que a mãe caiu na gargalhada. E o Dudu ganhou mais um round: foi para a escola sem banho.

Quando chegaram na porta da escola e a mãe foi se despedir, ela disse: 'na volta da escola, Dudu, você mesmo vai pedir para tomar um banhozinho gostoso!'

A mãe sabia do que falava. Dudu voltava da escola como quem volta da guerra: imundo, coberto de terra! A mãe dele achava aquilo estranhíssimo, já que a escola dele era toda de concreto e ela nunca vira terra em lugar algum por lá. Ainda assim, o menino, levadíssimo, dava um jeito. Voltava sempre muito muito muito muito sujo mesmo. E ela nunca precisava mandar: ele saía voando para o banheiro e ficava um tempão debaixo do chuveiro, esfregando tudo quanto era cantinho. Cada vez que escutava o chuveiro parar a mãe perguntava: 'acabou?' E ele dizia: 'tô lavando o suvaco', 'tô lavando a batata da perna', 'tô lavando as orelhas.' Esfregava tudo, cada cantinho. Saia do banheiro cheirando a sabonete e anunciava: 'tô limpo!' Fazia isto todos os dias quando voltava da escola, então a mãe sabia que era só esperar.

Quando Dudu voltou da escola, a mãe tomou um susto. O menino estava limpo, limpíssimo, mais limpo do que quando foi! Até o cabelo estava penteado. A mãe não acreditava. Perguntou: 'você tomou banho na escola, Dudu?' Ele respondeu:

  • Lavei o rosto bem lavado. Tô limpo!

  • Ah, mas não tá mesmo! Já pro banho, Dudu!

  • Eu não vou tomar banho.

  • Dudu, você está querendo me tirar do sério. Espera só o seu pai voltar de viagem que...

  • Quando o papai voltar, eu tomo banho.

  • De jeito nenhum! Seu pai só volta daqui a três dias!

  • Daqui a três dias eu tomo banho, então.

  • Você quer me enlouquecer, é isto?

  • Não, mamãe. Eu só não quero tomar banho.

A mãe não sabia o que fazer. Argumentava, reclamava, e nada parecia surtir efeito. Colocou o menino de castigo e ele não mudou de ideia. Tentou forçá-lo ao banho, mas nem isto adiantou. Foram três dias insanos naquela casa, com mãe e filho em pé de guerra. O menino lavava o rosto muito bem lavado, escovava o dente várias vezes ao dia. Molhava uma toalha e passava no corpo. Mas banho que é bom, neca!

No terceiro dia, o pai chegou. Chegou com cara de zangado, pronto para dar uma tremenda bronca no filho sem banho. Mas, ao ver o sorriso enorme com que foi recebido, não aguentou. Deu um forte abraço no menino, cobriu-o de beijos e disse por fim: 'vai tomar banho, Dudu.' O filho, na mesma hora, disse: 'sim, papai.'

A mãe quase voou no pescoço do Dudu! Então ela estava há três dias implorando que o menino tomasse banho e bastava o pai chegar e ele ia de bom grado? Não se conteve:

  • Escuta aqui, Dudu. Eu quero que o senhor me explique direitinho que história é esta. Então agora só serve o seu pai te mandar tomar banho? Você já é bem grandinho, não tem que ter ninguém dizendo que você tem que ir pro banho. Você não queria tomar banho só para me desobeceder, é isso?

  • Não, mamãe. Eu te obedeço. Mas eu não queria tomar banho para não lavar o abraço do papai. Agora que ele voltou, eu já posso tomar – e, olhando para o pai, continuou – quando eu sair do banho você vai me abraçar de novo, não é, papai?

  • Sim, meu filho, respondeu o pai, emocionado.

Agora, na casa do Dudu, eles fazem assim: quando o pai dele vai viajar, ele pega uma folha de papel para cada dia que vai ficar fora. Dá um beijo na folha e põe dentro do envelope. E escreve no envelope o dia da semana: segunda-feira, terça-feira, quarta-feira... Na hora do Dudu dormir, a mãe dele leva o envelope para ele. O menino abre o envelope e cola a folha no rostinho, para receber o beijo de boa noite do papai. Depois ele recebe o beijo de boa noite da mamãe. Durante o dia, a mamãe dá, ainda, o dobro de abraços e beijos no Dudu - por ela e pelo papai dele. Agora ele sempre toma banho direitinho. E recebe mais carinho do que nunca...

4 comentários:

carol disse...

Eneida,

Que gracinha esta historia.
Caro riu bastante e reparou que a banheira era parecida com a história
do banho da CArol, só que azul. E depois caiu no sono....

Bjos,
Letícia

carol disse...

Eneida,

Eu de novo. Esqueci de te dizer que hoje deixei a Carol navegar pelo ipad e ela
mesma escolheu esta história!
Ah, não se preocupe porque os pais acabam sentindo mais saudades que os próprios filhos.

boa noite!

Dadá disse...

Eu sei, você está certa! Vai ser muito pior para o Felipe, longe de casa, do que para nós...

A banheira é a mesma, sim, mesmo designer! Você viu os desenhos da historinha de hoje, 'A menina do cabelo de mola vira princesa'? Minha prima que fez!!!

Beijos

Lucia Laureano disse...

Dadá,
Esta história é linda! Final super inesperado para mim... Fiquei com os olhos cheios d'água!!!
beijos,
PS: Percebeuq ue eu continuo devorando o seu blog?

Postar um comentário