0

O aniversário de Tânia Tanajura

A historinha do dia conta a saga de uma simpática formiguinha atrás de um lugar para fazer sua festinha de aniversário. Tânia pede ajuda a todos os seus amigos, mas ele não lhe dão a menor bola. Ou será que dão? Com vocês, a historinha do dia!

Mil beijos e bons sonhos.


O aniversário de Tânia Tanajura



Tânia Tanajura era uma formiga falante, engraçada e carinhosa. Por isso, tinha muitos e muitos amigos - além de ser conhecida e adorada por todo o formigueiro, era amiga de todos os bichos das redondezas. Assim sendo, quando chegou a época do seu aniversário, Tânia se viu diante de um problema. Como conseguiria enfiar todos os seus amigos dentro de sua casa, que era apertadinha, para comemorarem juntos o seu dia?

Tânia morava em um cantinho quentinho do formigueiro com seu irmão, Théo. A casinha pequenina era limpinha, toda rosa e azulzinha, e acomodava muito bem aos dois. Mas, para fazer uma festa, era preciso de espaço. E ali, espaço não havia.

Tânia foi falar com a Rainha, a chefona do formigueiro. Foi pedir-lhe que ela autorizasse a festa de aniversário no meio do Salão Grandão, onde as formigas se reuniam para as ocasiões importantes. A Rainha disse que não poderia autorizar, pois se ela fizesse a festa ali, todas as outras formigas seguiriam o exemplo, e daí seria festa todo dia e nada de trabalho. Tânia ficou triste, mas entendeu.

A formiguinha foi, então, falar com Lorota, a minhoca, que morava em um amplo loft embaixo da terra. Como ela vivia escavando buracos, sua casa crescia todo dia um pouco mais. Lorota não ligava muito para a casa, que era meio cinzinha e feinha. Mas, espaço para fazer a festa, ali tinha de sobra. Tânia conversou com a Lorota e perguntou-lhe se poderia usar sua casa para fazer sua festa de aniversário. Lorota disse que não poderia ser ali, pois a casa, apesar de grande, estava muito suja, cheia de terra, e que ela em breve começaria uma grande reforma. Tânia ficou triste, mas entendeu.

Tânia lembrou-se que Tetéia, a centopéia, tinha acabado de se mudar para um condomínio de alto luxo, que tinha playground e salão de festas. 'É isto!', pensou Tânia. 'Vou usar o salão de festas da Tetéia.' Quando chegou à casa de sua amiga centopéia, foi logo perguntando se poderia usar o salão de festas para fazer sua festa de aniversário. Tetéia disse que não daria para fazer a festa ali, porque o salão de festas era caro demais para que elas pudessem alugá-lo. Tânia ficou triste, mas entendeu.

Nossa pequena amiga estava bem chateada quando encontrou com Hugo, o caramujo. Hugo perguntou-lhe o que havia acontecido, e Tânia explicou-lhe sua odisséia. ' Se a minha casa não fosse apenas esta conchinha, Tânia, eu deixava você fazer a festa aqui...' Mas Tânia sabia que seus amigos não caberiam todos em uma concha.

Tânia ainda tentou falar com Bela, a libélula, e com Marcão, o zangão. Nada. Nenhum bicho queria ajudar Tânia em sua festa de aniversário. Tânia ficou triste, e não entendeu! Se todos eram seus amigos, como poderiam dar tão pouca importância ao seu pedido? Foi para casa amuadinha e chorou até pegar no sono.

No dia seguinte já era o aniversário da pequena tanajura. Ela acordou ainda um pouco cabisbaixa, já que não conseguiria fazer sua festinha. Mas pensou: 'vou fazer um bolo bem gostoso. Pelo menos eu e o Théo cantaremos os meus parabéns!' Tânia foi para a cozinha, e fez um bolo de chocolate muito gostoso. Assim que ele estava pronto, foi até o quarto de seu irmão, chamá-lo para que pudessem comer juntos. Bateu na porta do quarto. Nada. Tum, tum,tum. Nada. Tum,tum,tum. Nada. Tumtumtumtum! Bateu com força, ansiosa por uma resposta que não vinha. Abriu a porta e, para sua surpresa e decepção, avistou o quarto vazio. Então até mesmo Théo esquecera-se do seu aniversário?

Tânia ficou muito triste. Era muito chato cantar os parabéns para si mesma, sem ninguém para acompanhá-la. Ela sempre achara que tinha tantos amigos, mas agora via que eles não eram tão seus amigos quanto ela pensava. Tânia estava decidida a comer todo o bolo sozinha quando o telefone tocou. A ligação estava muito ruim, mas ela ouviu alguém (seria Lorota?) dizer que Théo tinha machucado a patinha, e que ela deveria correr até o descampado para ajudá-lo. Tânia saiu em velocidade máxima, preocupada com a saúde de seu irmão.

Quando chegou ao descampado, que surpresa! Théo, Lorota, Tetéia e muitos outros amigos estavam reunidos. Havia uma toalha enorme posta no chão, com muitos sanduíches, biscoitos, sucos e um bolo lindo, enorme, onde estava escrito 'feliz aniversário, Tânia'. Tânia mal coube em si de tanta felicidade. Todos se lembraram do seu aniversário, afinal, e lhe fizeram uma linda festa surpresa! A tanajura estava exultante por ver que tinha tantos e tão bons amigos. E como é bom ter amigos!

0 comentários:

Postar um comentário