0

Palavras d'além mar - MANUELA MOTA RIBEIRO

Gente,

em mais de uma ocasião eu já mencionei, aqui, que uma das mais gratas surpresas deste blog foi a oportunidade de conhecer pessoas interessantes e os trabalhos que realizam. Hoje, vou falar de uma destas pessoas.

O blog tem, como vocês sabem, um perfil no facebook, através do qual me comunico e conheço diversas pessoas. Eu e a Manuela Mota Ribeiro, um dia, nos tornamos 'amigas de facebook'. E ela me mandou uma mensagem pedindo meu endereço, dizendo que ia me mandar dois livros. Dei, e em pouco tempo recebi os livros. E aí eu conheci, de verdade, a Manuela. Vi o que ela tinha a dizer. E gostei muito.

Bom, primeiro deixe eu apresentar a vocês a minha amiga Manuela. Ela é uma médica portuguesa, especializada em medicina física e de reabilitação. E não é só isto. Ela é também uma escritora infantil de mão cheia!

Manuela me mandou dois livros de sua autoria. 'Edmar, o passarinho albino' e 'Kiko, o dentinho de leite'. Claro que a expressão passarinho albino me chamou mais a atenção, e eu comecei por ele.

A história do passarinho Edmar é a minha história, é a sua história, é a história de todos nós. Aqui, no blog, prego, sempre que posso, o 'abaixo o preconceito!' E a história é sobre isto. Abaixo o preconceito, viva a diferença!

Cada pessoa é de um jeito, e todos somos ímpares no mundo. Por isso, se a pessoa ao lado é diferente de você, comemore! Você tem a chance de aprender algo novo com ela. E o Edmar aprende e ensina muita coisa com pessoas que o rejeitam - e mais ainda com aqueles que o aceitam. Uma história sensível, bonita mesmo. Que fala do albinismo, mas poderia falar da síndrome de Down, de autismo, de nanismo... Enfim, de qualquer 'diferença'. Que, precisamos ensinar aos nossos filhos, é apenas algo que não é igual ao seu. É diferente, não defeituoso. O livro mostra bem isto.

Mas foi o outro livro, 'Kiko, o dentinho de leite', que, para minha surpresa, me ganhou! Isto porque o Davi está numa fase super chatinha para escovar os dentes. E eu agora estou contando e recontando a historinha para ele. E o melhor de tudo é a musiquinha! Sim, é isto mesmo! O livrinho vem com um cd, e música, de Sofia Ribeiro, ensina que 'Vamos lá, com alegria/ Escovar nossos dentinhos/ Se brilharem noite e dia/São felizes, bem limpinhos.' Davi já ri quando canto. E a escovação se tornou bem mais fácil por aqui...

Para quem está se perguntando, já respondo. Não achei livros dela aqui, no Rio de Janeiro. procurei na Travessa e na Saraiva. Mas para quem tiver se interessado, entra em contato com ela! Além do facebook - www.facebook.com.pages/Manuela-Mota-Ribeiro/141084305940164, tem um email de contato no livro, que é o jardimdoarcoiris@gmail.com. E sim, é português de Portugal e dá para entender tudo! Eles falam 'lavar os dentes', enquanto usamos o 'escovar os dentes'. Mas... escovar e lavar dá no mesmo, né? :) Facílimo de ler, acreditem!

Aproveito para, mais uma vez, agradecer o carinho da Manuela em me mandar os livros. Obrigada, obrigada, obrigada! Gostei demais da conta!!!

Então é isto. Quem tiver oportunidade, entre em contato com ela. E se os livros não puderem ser enviados para o Brasil... Eu andava mesmo precisando de uma desculpa para visitar Portugal, e vocês? ;)

Beijos mil!!!!!

0 comentários:

Postar um comentário