0

LIVROS QUE AMO: RECOMENDAÇÕES NOVAS DE LIVROS INFANTIS!

Bom, para comemorar o dia nacional do livro, nada melhor do que... ler! Ler muito, hoje e sempre. E eu estou cheia de livros bacanas aqui em casa que eu tenho certeza que vocês também vão amar! :) Vamos às recomendações recentes de livros? {se você ainda não começou sua biblioteca mirim, tem mais dicas aqui: http://umahistorinhapordia.blogspot.com.br/search/label/Montando%20uma%20biblioteca%20mirim }
Antes de falar dos livros, três coisas. A primeira: as recomendações são minhas, como mãe e leitora. A classificação, também. Assim, pode ser que eu diga 'este livro é legal para uma criança de 3 anos' e vocês não achem. Ok. Foi bacana para a minha criança de 3 anos e por isso estou recomendando. Mas, não sigo nenhum critério fixo: todas as recomendações são feitas com base na minha vivência, e apenas isto. A segunda: as indicações são de livros que eu comprei para os meus filhos, sobrinhos ou afilhados, ou que meus filhos ganharam de presente. Também podem ser de livros que eu li na livraria, enquanto escolhia os presentes. Mas eu não sou patrocinada por nenhuma editora (quem dera!), nenhum autor, ninguém! Só para esclarecer. A terceira: sim, livros, no Brasil, são mais caros do que em outros países. A vida no nosso país é cara, o livro não foge à regra. Falta de dinheiro não pode ser desculpa para fugir à leitura! Está com pouco dinheiro? Faça uma ciranda de livros entre amigos: compre um livro e combine com os amigos (no caso de livros infantis, provavelmente você pode combinar com os pais dos amiguinhos da sua criança) um troca-troca. Cada um fica com um livro por uma ou duas semanas e então, trocam por outro e outro. Assim, você gasta o dinheiro de um livro, mas tem acesso a vários. Não tem dinheiro nem para comprar unzinho só? Corra para a biblioteca mais perto da sua casa. Ah, não tem biblioteca na sua cidade? Entra no site do Itaú Criança e peça a coleção de livros que eles dão DE GRAÇA! Você não paga nem a postagem e os recebe em casa. Pronto: não tem mais desculpa para não ler, né? ;)
Vamos, então, às minhas novas paixões...


RECOMENDAÇÕES DE LIVROS INFANTIS:


1) LIVROS PARA CRIANÇAS MENORES DE UM ANO:

Nesta idade, a recomendação não muda: os melhores são os livros com sons e cores, de fácil manuseio: podem ser de tecido, plástico, e.v.a... o importante é que a criança possa tocá-los, possa brincar com eles. Para que elas comecem a associar os livros a algo divertido.

2) LIVROS PARA CRIANÇAS DE UM A DOIS ANOS:

Os livros continuam tendo que ser 'indestrutíveis', mas já podem conter novos elementos. Eu estou gostando muito de uma coleção da Publifolhinha, chamada 'Primeiras palavras'. Os livros são duros, pequenos, fáceis de serem manuseados, e tem as gravuras grandes, onde você pode mostrar à criança cores, números, etc. 
Além desta coleção, tem o queridinho da casa: 'Peixonauta: Ritmos do Parque', da Ed. Melhoramentos. É um livro com diferentes tipos de sons e as crianças daqui amam! Foi presente da tia Patrícia Lacombe no aniversário de 2 aninhos (se não me engano) do Davi, e agora é a verdadeira loucura da Lara. Os dois sentam, mexem em todas as teclas, escutam os sons, o Davi pede para eu contar a história. Muito bacana, mesmo.

3) LIVROS PARA CRIANÇAS DE TRÊS A QUATRO ANOS:

A recomendação, aqui, é que os livros já tenham histórias capazes de prender a atenção do pequeno leitor. Para isso, as ilustrações são importantes: quanto mais coloridos, mais as crianças gostam de ver os desenhos. E as editoras sabem disto: o capricho visual dos livros não para de crescer!
Toda a 'Coleção Batutinha' da Ana Maria Machado, já prende a atenção das crianças desta idade. Aqui em casa estamos lendo e relendo Doroteia, a centopeia. E desta mesma coleção eu acho 'O Distraído sabido' um livro lindo! Toda a coleção é da Ed. Salamandra e fácil de achar em qualquer livraria.
O livro 'Aos Poucos', de Amer Stewart e Lanyr Marlow (Ed. Ciranda Cultural) acaba de chegar na casa: presente da vovó Leda (uma das maiores incentivadoras para que eu me tornasse a devoradora de livros que sou hoje!) para o Davi, no dia das crianças. A história, simples e emocionante, prende a atenção dos pequenos e certamente também agradará aos leitores de 5, 6 aninhos, que começam a ler por conta própria. 
E ainda no dia das crianças, o presente do Davi, dado pela papai e pela mamãe, foi, claro... um livro! A verdadeira paixão do Davi atualmente: tenho lido este livro todos os dias, pelo menos duas vezes, para ele - a pedido dele, para meu orgulho! Trata-se de 'Rinocerontes não comem panquecas', de Anna Kemp e Sara Olgivie. A história sobre como os pais de Daisy não prestam atenção às coisas que ela diz - estão sempre ocupados - e por isso não se dão conta de que tem um rinoceronte na casa, é um verdadeiro alerta para os pais. Será que prestamos, de verdade, atenção ao que as crianças pequenas dizem? Certamente deveríamos... A história é um barato, o Davi não enjoa. Nem eu! :)


4) LIVROS PARA CRIANÇAS DE CINCO A SEIS ANOS:

A recomendação dos livros da Mary e Eliardo França continua, já que nesta fase, é importante estimulá-los a ler por conta própria. Além destes, 'Pinote, o Fracote e Janjão, o fortão', da Fernanda Lopes de Almeida (ed. Ática) está entre meus preferidos - aliás, todos os livros desta coleção (Coleção Passa Anel) são o máximo!
E eu tenho paixões literárias... O meu queridinho da vez é um autor que já está aqui em casa, já mencionei antes. Mas o livro mais recente dele vou colocar aqui, pois foi o meu presente de dia das crianças para meu afilhado. O autor é o Oliver Jeffers e eu adoro tudo o que ele escreve! O livro a que me refiro agora é 'O incrível menino devorador de livros' da Ed. Salamandra. Absolutamente fantástico, caí de amores assim que comecei a folheá-lo! Outro livro dele, da mesma editora, que amo é 'O coração e a garrafa'. Separem um lenço, porque este é de chorar - e é também um livro lindo para se falar sobre a morte com crianças pequenas.


5) LIVROS PARA CRIANÇAS DE SETE A OITO ANOS:

Agora, ler já é um fato. É hora de estimular o hábito. Vale a pena levar a criança junto à livraria, deixar que ela mesma olhe, folheie, descubra os livros. Deixe-a escolher o que gosta. 
O que eu gosto muito, sempre, são dos livros da Ana Maria Machado - para esta fase, dois livros bacanas são 'A princesa que escolhia' (ed. Alfaguara) e 'O príncipe que bocejava' (ed. Alfagura), que tem histórias bem atuais.
Outra autora queridinha é a Ruth Rocha e nesta idade, as crianças já conseguem lê-los sozinhas. Na minha geração, todo mundo leu 'Marcelo, marmelo, martelo' (ed. Salamandra) , mas ela tem muitos outros - eu, particularmente,  amo 'Romeu e Julieta' (ed. Salamandra).
Também aqui eu vou colocar o 'Mania de Explicação', da Adriana Falcão (ed. Salamandra). Ele já pode ser lido para crianças menores - a partir de uns 4 aninhos já acompanham bem a história - mas, agora, eles podem ler por conta própria. Também da mesma autora e editora, 'Valentina Cabeça na lua' é lindo!

  
Bom, por hoje, estas são as dicas. Depois vou fazer uma nova seleção, focada nas crianças maiores e nos adolescentes. Afinal, as crianças crescem e precisam continuar ganhando livros, né? :)

Espero que tenham gostado das dicas, que comprem novos livros, que os peguem na biblioteca, que os peguem emprestado com amigos... QUE LEIAM!!!! E que conheçam lugares fantásticos e lugares incríveis através das páginas dos livros!

Um beijo estalado e um abraço apertado!

PS: A FOTO ENCANTADORA AQUI EM CIMA  (TEM COISA MELHOR QUE VER CRIANÇA FELIZ POR ESTAR CERCADA DE LIVROS? ) É OBRA DA FOTÓGRAFA PATRÍCIA PAIVA. PARA CONHECER MAIS E SE ENCANTAR PELO TRABALHO DELA, DÁ UM PULO NA PÁGINA DELA NO FACE: https://www.facebook.com/pages/Patricia-Paiva-fotografia/161362757245965?fref=ts         

0 comentários:

Postar um comentário