2

Contação de História deveria se tornar disciplina

Gente,

aquilo que nós já sabemos vem sido dito das mais variadas formas - 'criança que ouve histórias amplia o vocabulário e melhora a linguagem'. Este é um texto bem bacana que a minha prima Carla, em suas navegações, descobriu e que agora divido com vocês. Abaixo, o link de onde extraí este trecho, para que possam lê-lo na íntegra.

Beijos para todos!


Texto extraído de http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias

Educadora: contação de histórias deveria se tornar disciplina.

A contação de histórias poderia entrar na grade curricular das escolas e se tornar mais uma disciplina, uma matéria. Essa é a opinião da educadora e escritora Kátia Vieira, que há 15 anos é contadora de histórias e fez disso um aliado que ampliou a atuação do seu ofício. "Criança que ouve histórias amplia o vocabulário e melhora a linguagem", diz . Para ela, o ideal é começar a atividade para as crianças a partir de 2 anos de idade. Nesta fase, elas já começam a repetir e aprender o significado das palavras.

De acordo com a educadora, criança acostumada a ouvir histórias tem grande chance de se tornar um consumidor de livros. Escutar contos relatados por uma ou mais pessoas amplia a imaginação, aguça a curiosidade e coloca os pequenos em contato com suas próprias emoções.

Seu público, antes restrito ao ambiente familiar, se espalha por espaços onde a abertura de experimentações lúdicas auxilia na arte de educar. Nos últimos 3 anos Kátia desenvolve o "Projeto Coleção Edelweiss", que distribui livros de sua autoria em escolas estaduais e municipais, além de entidades assistenciais e comunidades carentes.

O projeto tem o incentivo do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet com patrocínio da empresa BorgWarner do Brasil que apostaram na ideia de levar história contada pelo próprio autor a grupos com pouco acesso a leitura. Em um único dia, por exemplo, Kátia fez cinco visitas e deixou centenas de crianças e jovens com aquele gostinho de 'quero ouvir mais uma história, tia'.

O ato de ouvir "cria movimento nas emoções que se traduzem em atitudes". O assunto carece atenção dos pais. "Mesmo atribulados com a falta de tempo e os compromissos com o trabalho, os pais deveriam investir ao menos 5 minutos por dia com seus filhos para contação de histórias", conclui a educadora.

2 comentários:

Nossa Viagem a Italia disse...

Pois no meu tempo de escola havia a professora bibliotecária, que visitava cada turma uma vez por semana para contar ou ler uma história e desenvolver com os alunos atividades decorrentes.Eu mesma desenvolvi durante alguns anos essa função. Era um trabalho muito interessante e as crianças esperavam ansiosas por esse encontro comigo. Eu fazia um curso de biblotecária sob os cuidados da secretaria de Educação, excelente por sinal, e recebia sugestões e orientações para bem conduzir meu trabalho. Também organizava a biblioteca da escola, que as crianças visitavam semanalmente para ler e escolher livros para levar pra casa. Adorava fazer esse trabalho ! Não sei se ele ainda existe nas escolas públicas. Posso dizer que, no meu tempo, era um trabalho de qualidade e que ,eu e as crianças, aprendemos e nos divertimos muito participando dele !! Parabéns pelo seu blog ! Estou adorando ! O convívio sadio com histórias com certeza é importante para a formação do caráter das nossas crianças! Um beijo, Laura Napoli

Dadá disse...

Laura,

eu imagino o quão fantástico e recompensador tenha sido este trabalho! Contar histórias, apresentar as crianças aos livros, ser responsável por fazê-las connhecer os prazeres da literatura... Não sei se ainda existe algo assim. Se não existe, certamente deveria! Em um mundo cada vez mais competitivo e no qual as pessoas estão se afastando cada vez mais dos livros, este tipo de estímulo traz benefícios não apenas para a criança que o recebe, mas para a sociedade como um todo. Se queremos uma geração de pessoas conscientes, conversando e escrevendo com desenvoltura, temos que começar, o quanto antes, a trazer às crianças para perto dos livros. Eu acredito, de verdade, que isso muda a vida de uma criança.

Eu não tive a sorte de ter uma professora bibliotecária. Mas tive pais, tios, avós, que sempre me incentivaram a ler. Sou mais feliz por isso, sem exagero. E é por isso que faço tanta questão que o Davi esteja sempre rodeado de livros. E é por isso também este blog - para incentivar mais pessoas a fazerem o mesmo com as crianças que tem ao redor. Uma criança que ouve histórias é uma criança criativa. E uma criança criativa torna-se um adulto mais bacana.

O Davi tem muita sorte de ter, na vida dele, pessoas que compartilham da minha opinião. Fez um aninho e ganhou vários livros lindos. Inclusive um enorme, colorido, de pano, que ensina a contar, as cores, com duas vaquinhas que mugem, e que ele AMA de paixão e carrega debaixo do braço para todo canto. E que sabe que foi dado com todo carinho pela tia Laura e o Jajá! :-)

Mil beijos e obrigada pelo incentivo de sempre!!!

Postar um comentário